FASES DA VIDA DE UM CÃO

Para nós, eles serão sempre os nossos bebês. Mas os cachorros, assim como os humanos, passam por diferentes fases durante sua vida, chegando até a velhice. E cada um desses ciclos traz diferentes características e comportamentos dos pets.

Período neonatal

Vai do nascimento até cerca de 13 dias de vida. Este é um período bastante delicado, no qual o cachorro recém-nascido ainda não consegue controlar a temperatura corporal por conta própria. Ele também é dependente do leite materno e precisa de ajuda para urinar e defecar.

Período transacional

Ocorre dos 13 aos 20 dias de vida. É nesse período que o filhote começa a abrir os olhinhos como resposta ao estímulo luminoso e a objetos em movimento. Ao final desse período, também ocorre a abertura do canal auditivo, que resulta no início da resposta sensorial aos estímulos sonoros. Além disso, o filhote começa a adquirir uma independência maior em relação à mãe, passando a fazer suas necessidades sozinhos.

Infância ou fase de socialização

De 3 a 16 semanas de vida. É uma das mais importantes fases da vida do cachorro, ajudando a definir seu comportamento dali em diante. Isso porque, nessa fase, o pet é mais receptivo a novas experiências. Nesse período, ocorre a diminuição progressiva do tempo dedicado ao sono e à alimentação e o início das atividades sociais dos filhote.

Fase juvenil

Entre 12 semanas de vida até a puberdade. Esse período também é conhecido como pré-adolescência canina. Ele é mercado pelo aperfeiçoamento das atividade motoras e pela troca de pelagem. Nessa fase os cães costumam ser extremamente ativos e curiosos.

Fase adulta

De 1 a 7 anos de idade, variando conforme a raça. Cães saudáveis costumam se manter ativos e curiosos mesmo com a aproximação da terceira idade. No entanto, é normal que, ao amadurecer e se tornar um cachorro adulto, ele se torne um pouco mais tranquilo. E para isso, o pet precisa ter um temperamento seguro, independente e livre de ansiedade. Para isso, é importante manter uma rotina com muitos passeios e brincadeiras, além de horários para comer e dormir.

Velhice

A partir dos 7 anos, o cão já é considerado idoso. Essa fase requer atenção redobrada com a saúde, pois o pet se torna mais propenso a desenvolver problemas como diabetes, obesidade, alterações cardíacas, renais, entre outras. Por isso, é recomendado realizar um check-up junto ao veterinário a cada seis meses.