Cuidados na adoção de animais com deficiência

É um fato, todo animal de estimação necessita de cuidados, então por que os animais com deficiência sofrem na procura de um lar?

O que muitos não sabem, é que estes animais são amorosos como todos os outros e que muitas vezes a sua deficiência não interfere em nada na sua vida ou nos cuidados que o tutor deve ter.

Como os pets desenvolvem as deficiências?

Alguns já nascem com deficiência e outros as adquirem por acidentes, velhice, doenças ou maus-tratos.

Como por exemplo, animais idosos costumam desenvolver cegueira e dificuldade de locomoção, enquanto filhotes podem nascer surdos ou com alguma deformidade nos membros do corpo.

Principais cuidados a se ter antes de adotar um pet com deficiência

Antes de adotar um pet, é necessário saber os cuidados que o mesmo necessita, e isto vale para todos os animais, para que se possa garantir uma vida digna aos mesmos.

No caso de deficiência visual, os animais costumam desenvolver melhor seu olfato, mas é importante que se tenha paciência e compreensão, pois estes pets precisam de um ambiente com poucos obstáculos, para que possam andar livremente sem perigo.

Pets com deficiência auditiva costumam ter uma rotina bem comum, desenvolvendo mais a visão e o olfato, então precisam de estímulos para que aprendam a se comunicar com o seu tutor.

Já os animais com deficiência motora normalmente acabam sendo mais dependentes dos tutores, em alguns casos, podem demandar de auxílio para descer escadas ou se arrumar para dormir.

Também é necessário entender que algumas condições podem ter um gasto financeiro maior, com tratamentos, consultas frequentes ao veterinário, remédios e até mesmo com alimentação.

Porque devemos adotar animais com deficiência?

Apesar dos cuidados a mais, estes animais costumam ser carinhosos e fiéis aos seus tutores como todos os outros.

Por isso, ao adotar um pet com condições especiais, estamos dando a oportunidade a eles de receberem o carinho e amor que merecem, além de nos mostrar que uma condição física não o impede de viver com saúde e alegria.

Muitas ONGs oferecem ajuda de custo e de tratamento aos animais deficientes adotados, além de hoje em dia haver diversos locais que atendem tutores com baixa renda, permitindo que o pet tenha todos os cuidados necessários.