Viajar é ótimo. E bem acompanhado então, fica ainda melhor! Nessa época do ano, de férias e períodos longos longe de casa, o exterior acaba sendo o destino de muita gente. E levar nossos animais de estimação torna-se, muitas vezes, uma necessidade. Você sabe o que precisa ter em mãos para que seu bichinho possa acompanhá-lo nessa jornada?
Antes de viajar para o exterior com o cão ou gato de estimação, o turista brasileiro deve providenciar o Certificado Veterinário Internacional (CVI) ou o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos.
Esses documentos comprovam que o animal atende às exigências sanitárias do país de destino e são emitidos de graça pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Pela internet, é possível obter o contato da Vigiagro mais próxima do viajante.
O passaporte pode ser usado durante toda a vida do animal e não tem prazo de validade. Já o CVI deve ser emitido antes de cada viagem. O passaporte leva um mês para ser expedido pelo Vigiagro, e o certificado veterinário internacional pode ser emitido até mesmo no dia do embarque.
Para expedir os documentos, o dono do animal deve ir até as unidades do Vigiagro em aeroportos, portos ou postos de fronteira. Outra opção é procurar uma das superintendências federais de Agricultura nos estados.
Para obter mais informações, acesse o site da Vigiaro!
Fonte: Portal Brasil