A IMPORTÂNCIA DA UNHA DO GATO

..

Se você tem um gatinho em casa, já deve ter surgido dúvidas sobre como cuidar de suas unhas. Algumas pessoas se perguntam se devem cortar ou até mesmo como limpar. Saiba que elas são muito importantes para o felino. E com algumas informações, manter o cuidado com as unhas do seu gato pode ficar muito mais fácil. 

Por serem uma parte muito importante do corpo deles, merecem atenção redobrada. É preciso ter paciência para lidar com gatinhos e suas unhas, pois eles gostam muito de utilizá-las, arranhando tudo que vêem pela frente. Mas com um pouco de treino e educação, este problema tem solução. 

As unhas dos gatos ajudam com o equilíbrio e mobilidade do animal, pois fazem parte da anatomia das patinhas deles. O ato de arranhar é uma forma de marcar território, que é um comportamento instintivo. 

Os gatos são conhecidos por escalar muros altos, e isso se deve também às suas garras. As unhas também são retrateis, ou seja, ficam escondidas e aparecem com algum estimulo. 

Para cuidar delas, é essencial que sejam cortadas com frequência. Por isso, é importante acostumá-lo desde filhote com o processo, para que entenda de forma amigável o que acontece ao mexer suas unhas. 

A camada de queratina que cobre a unha do gato é a única parte a ser cortada, e deve ser feita com muito cuidado, afinal, ela fica bem perto da derme, onde passam as terminações nervosas da garra. 

Caso o animal já esteja adulto, aconselhamos procurar o auxilio de um veterinário para que ele faça o corte corretamente e não machuque o bichinho.