ATENÇÃO AO OUTONO

Mudanças de temperatura sempre nos causam preocupação com a saúde. E, com nossos pets, precisamos ficar igualmente atentos. Além da quedas das folhas e das lindas paisagens, o outono também costuma trazer consigo os ácaros e outros complicadores.

Conforme estatísticas, neste período aumentam em 30% os atendimentos de cães e gatos domésticos em clínicas e hospitais veterinários. Algumas das principais questões que acometem nossos animaizinhos nesta estação são:

– Doenças respiratórias
Causadas por vírus e/ou bactérias, apresentam sintomas semelhantes ao resfriado: tosse, febre, espirros, coriza e falta de apetite.
Portanto, mantenha seu bichinho longe dos ventos gelados

– Problemas Oftalmológicos
O tempo seco reduz a quantidade de lágrimas nos olhos, deixando-os mais vulneráveis à poluição, aos vírus e às bactérias. Mantenha a higiene da região dos olhos sempre em dia.

– Infestação de carrapatos
Isso acontece porque as pastagens ficam mais secas, favorecendo consideravelmente a multiplicação da praga. Então, redobre a atenção com seu animalzinho se ele tem muito contato com campos nesse período.

– Doenças Articulares
Elas costumam aparecer tanto em cães como nos gatos, e são chamados de osteoartrose. Problemas na coluna são outra preocupação para os donos. Sinalizados pela manifestação do próprio animal, precisam da atenção de um veterinário.

Fique atento à vacinação do seu pet. Isso vale, inclusive, para aqueles que nunca saem de casa. Para os gatos, especificamente, nesta época, há um aumento dos casos de gripe nos bichanos, em especial dos mais novos e idosos, cujo sistema imunológico é mais fragilizado.

DICA IMPORTANTE:

A boa receita começa com alimentação saudável, hidratação frequente, higiene com o local em que eles costumam ficar, proteção contra o frio, os ventos e as chuvas e, claro, muita demonstração de afeto e carinho. A saúde deles, com certeza, vai agradecer.

Fonte: Granvita