BEM-ESTAR: MAIS QUALIDADE DE VIDA PARA NOSSOS PETS

Estima-se que os brasileiros têm, aproximadamente, 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos como animais de estimação. A população de animais domésticos cresce em proporção geométrica no território brasileiro.

O bem-estar animal (BEA) é uma ciência que vem crescendo ao redor do mundo, por iniciativa de profissionais veterinários, para aumentar a qualidade de vida dos animais, sejam os espécimes silvestres ou domésticos.

Envolve aspectos como saúde, felicidade ou longevidade. Muito além do adestramento e dos cuidados básicos, é necessário, segundo os preceitos do BEA, um cuidado multidisciplinar para que os animais tenham uma melhor qualidade de vida.

O conceito de bem-estar animal foi citado pela primeira vez em 1965, na Inglaterra, pelo comitê Brambell, que serviu para avaliar as condições em que os animais eram mantidos em sistemas de criação do país europeu.

A partir de então, cresce a preocupação com o ambiente saudável, limpeza e higienização, além dos cuidados preventivos para doenças específicas.

Fonte: A Tarde